Sidkron topo
CULTURA LOCAL

Arte e movimento chegam ao Norte de Goiás com o “Deseindança”

Projeto leva oficinas e performances a escolas públicas da Chapada e Terra Ronca, envolvendo cerca de 350 crianças com arte inclusiva e sensorial.

17/05/2025 14h46Atualizado há 4 semanas
Por: Luiz Cláudio Cavalcante
Fonte: Julianna Santos
Arte em movimento: crianças exploram a liberdade do corpo e do traço no “Deseindança” | Rodrigo Lourenço
Arte em movimento: crianças exploram a liberdade do corpo e do traço no “Deseindança” | Rodrigo Lourenço

De 21 a 23 de maio, cidades do norte de Goiás recebem uma proposta artística inovadora que une dança, desenho e inclusão. A iniciativa “Deseindança” será realizada nos municípios de Flores de Goiás, São Domingos e Cavalcante, levando experiências lúdicas a estudantes e profissionais da rede pública.

A ação integra o projeto “Desenhança Circula”, viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, com execução da Secretaria de Estado da Cultura. Criado pelo artista-docente Eros Nedu, o projeto envolve performances seguidas de oficinas voltadas para crianças, professores e gestores escolares.

Técnicas com fitas e gizes ampliam a experiência sensorial dos participantes | Mariana Siqueira

A expectativa é atingir 350 crianças em quatro instituições, oferecendo atividades que despertam a sensibilidade e a liberdade de expressão por meio de vivências que combinam movimento e traços.

O trabalho é fruto da parceria entre Eros Nedu e Alex Rosa, estudante e professor do Curso de Licenciatura em Dança da UFG. A oficina é organizada em cinco momentos: aquecimento com dança, técnicas de desenho com fitas e gizes de cera, improvisação, relaxamento e roda de conversa.

“Pensamos em criar uma ação artística que envolvesse o público presente e que pudesse ser compartilhada com todas as pessoas, estimulando a livre expressão corporal e o desejo de brincar, resgatando a criança que vive em cada um de nós”, destaca Eros Nedu. Ele completa: “O encontro com as pessoas que participaram tem sido muito feliz e transformador”.

Projeto percorre escolas públicas levando arte a diferentes contextos sociais | Eros Nedu

Resumo Arena

  • Oficinas e performance para cerca de 350 crianças
  • Atividades com dança, desenho, improvisação e relaxamento
  • Inclusão de pessoas com deficiência e intérpretes de LIBRAS
  • Passagens por Flores de Goiás, São Domingos e Cavalcante
  • Contrapartidas em Goiânia e Aparecida, abertas ao público

Voltada para todas as idades, a oficina também contempla a diversidade de corpos e habilidades, com acessibilidade plena para pessoas com deficiência auditiva e outras condições. Intérpretes de LIBRAS acompanham todas as etapas do projeto.

Desde 2022, o “Deseindança” já realizou 12 edições em cidades como Goiânia, Cidade de Goiás e Salvador, sempre dialogando com diferentes contextos sociais e pedagógicos.

A edição mais recente contou com a parceria do Diversus Grupo de Dança, coletivo que reúne artistas com e sem deficiência. Em junho, a proposta será levada também a Goiânia e Aparecida de Goiânia como contrapartida, em atividades gratuitas abertas ao público.

“Este conteúdo também está disponível no Instagram @arenadenoticias.”

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Goiânia, GO
Atualizado às 17h03
27°
Tempo limpo Máxima: 28° - Mínima: 14°
27°

Sensação

2.57 km/h

Vento

36%

Umidade

Arena
SINDIJOR 1
Municípios
SINDIJOR 2
Últimas notícias
SINDIJOR 3
Mais lidas
Arena de Notícias
Anúncio