O ex-presidente Lula (PT) lidera os cenários eleitorais para 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5). Mesmo se Jair Bolsonaro (PL) recuperar seus direitos políticos, ele seria derrotado pelo petista. Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030, responde a acusações de liderar uma conspiração golpista em 2022.
O levantamento do Datafolha testou cinco cenários de primeiro turno com Lula. No confronto direto com Bolsonaro, o petista aparece com 36% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente marca 30%. No mesmo cenário, Ciro Gomes (PDT) tem 12%, Pablo Marçal (PRTB) 7% e Eduardo Leite (PSDB) 5%. Brancos e nulos somam 9%, e 2% não souberam responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de março com 3.054 eleitores em 172 municípios, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.
Sem Bolsonaro no páreo, Lula lidera com 35%, seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 15%. Ciro e Marçal aparecem com 11% cada. Ratinho Junior (PSD) registra 5%, enquanto Eduardo Leite e Romeu Zema (Novo) têm 3% cada. Ronaldo Caiado (União Brasil), único pré-candidato declarado, alcança 2%.
O Datafolha também testou cenários com possíveis herdeiros políticos de Bolsonaro. Contra Eduardo Bolsonaro, Lula tem 35%, enquanto o deputado marca 11%, empatado tecnicamente com Ciro. Já contra Michelle Bolsonaro, Lula mantém os 35%, e ela alcança 15%, também em empate técnico com o pedetista.
O levantamento ainda aponta que entre os bolsonaristas mais fiéis, Tarcísio teria 40% dos votos em uma disputa direta contra Lula, sem a presença de Michelle ou Eduardo. Se Michelle for candidata, seu índice entre os bolsonaristas sobe para 41%.
Caso queiram concorrer à Presidência, os governadores Tarcísio, Ratinho Junior, Zema, Eduardo Leite e Caiado precisam renunciar até abril de 2024. Entre eles, Tarcísio, que pode tentar a reeleição, desponta como o mais provável candidato, especialmente se Bolsonaro o apoiar diretamente.
O levantamento do Datafolha também indica que o interesse do eleitor pela disputa ainda é baixo. Em sondagem espontânea, sem menção de nomes, 52% dos brasileiros não sabem em quem votar. Lula lidera com 20% das citações, seguido por Bolsonaro, com 14%. Tarcísio e Ciro têm 1% cada.
Na rejeição, Lula tem 42% de eleitores que dizem não votar nele de forma alguma, enquanto Bolsonaro lidera nesse quesito com 44%. Entre os aliados de Bolsonaro, Tarcísio apresenta a menor rejeição, com 13%, enquanto Michelle e Eduardo têm 27% e 26%, respectivamente.
Sensação
Vento
Umidade