A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) celebrou um ano de funcionamento da Casa de Semiliberdade São Luís. A Unidade integra o conjunto de espaços destinados às atividades Socioeducação do Governo do Estado, por meio da Funac.
A abertura oficial do evento foi feita por Nikson Daniel Souza, chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Funac, que representou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia. Em sua fala, Nikson destacou o primeiro ano da Casa de Semiliberdade São Luís. “É um testemunho do nosso compromisso em oferecer oportunidades reais de transformação para os socioeducandos. As conquistas obtidas até agora são resultado do esforço coletivo de toda a equipe e, principalmente, da dedicação dos adolescentes que aqui estão”, afirmou.
Meire Rabelo, coordenadora de Programas Socioeducativos, acrescentou que o trabalho desenvolvido vai além da educação formal. “Buscamos impulsionar o desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes, preparando-os para os desafios da vida com autonomia e responsabilidade”, pontuou.
A diretora da Casa de Semiliberdade, Sâmella Guimarães, também compartilhou suas reflexões sobre o impacto da unidade. "Temos visto transformações incríveis nos jovens que passam por aqui. Cada um deles tem uma história única e é gratificante ver como a educação e o apoio de toda equipe tem contribuído para a construção de novas perspectivas de vida”, comentou.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a apresentação de um egresso da Casa de Semiliberdade, que compartilhou sua trajetória de superação e sucesso. "Passei por momentos difíceis, mas aqui encontrei apoio e orientação para seguir um novo caminho. Hoje, posso dizer que a educação foi a chave para transformar minha vida," relatou o jovem, que agora está construindo um projeto de vida baseado na educação.
Além das apresentações artísticas, a programação incluiu a entrega de certificados aos servidores por sua contribuição na socioeducação, além de uma homenagem aos aniversariantes do mês. A presença da Igreja Universal trouxe uma dimensão espiritual ao evento, com palavras de apoio e reflexão que reforçaram a assistência religiosa, conforme previsto no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
Sensação
Vento
Umidade