Sidkron topo
Tentativa de golpe

STF por unanimidade torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Com votos Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen e Cristiano Zanin.

26/03/2025 12h42Atualizado há 1 mês
Por: Luiz Cláudio Cavalcante
Bolsonaro liderou diretamente ações antidemocráticas”, afirma ministro Alexandre de Moraes. STF decide tornar ex-presidente réu por tentativa de golpe | Reprodução
Bolsonaro liderou diretamente ações antidemocráticas”, afirma ministro Alexandre de Moraes. STF decide tornar ex-presidente réu por tentativa de golpe | Reprodução

Por unanimidade, Primeira Turma do STF aceita denúncia contra Bolsonaro e sete aliados por tentativa de golpe em 2022. Ministros destacam organização e gravidade dos atos.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, transformar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados em réus pela tentativa de golpe de Estado, ocorrida após as eleições presidenciais de 2022. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) inclui crimes como golpe de Estado, organização criminosa e danos ao patrimônio público.

No voto que conduziu o julgamento, Alexandre de Moraes afirmou que os acusados formavam uma organização hierárquica e estruturada com Bolsonaro na liderança. “Até a máfia poupa familiares. A organização criminosa em questão não teve esse pudor”, declarou Moraes, destacando a gravidade das ações articuladas até janeiro de 2023.

Não houve um domingo no parque", afirmou Moraes ao apontar Bolsonaro como líder central das ações antidemocráticas. STF avança na denúncia contra ex-presidente | Reprodução

Resumo Arena:

  • STF confirma maioria contra Bolsonaro por tentativa de golpe;

  • Denunciados compuseram núcleo central, segundo PGR;

  • Acusação inclui crimes como organização criminosa e ataque à democracia.

Flávio Dino reforçou que a materialidade dos crimes é clara e contundente. Segundo ele, a defesa dos denunciados sequer negou a tentativa de golpe, limitando-se a isentar seus clientes de responsabilidades. Dino ainda destacou o perigo iminente que os atos representaram ao Estado Democrático de Direito.

Luiz Fux votou a favor da denúncia, mas sugeriu que o caso fosse julgado pelo plenário, devido à complexidade dos crimes. Ele frisou que os atos precisam ser analisados dentro do contexto político e social em que ocorreram, ressaltando a necessidade de aprofundar as investigações no curso do processo.

Cármen Lúcia destacou a ameaça real de ruptura institucional e afirmou que a tentativa de golpe não pode ser minimizada como um ato isolado. Para ela, os ataques foram resultado de uma articulação prolongada, alertando que "ditadura vive da morte", e que é fundamental investigar toda a cadeia de eventos até a invasão dos Três Poderes.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
BrasíliaBrasília - DF "Brasília está situada no Planalto Central e surgiu após anos de questionamentos históricos e geográficos sobre a transferência de poder político do litoral para o interior do país, em algum ponto central. Fundada em 21 de abril de 1960, Brasília é palco de intensas transformações e repleta de diversidades, tanto do ponto de vista econômico, em relação à distribuição de renda, quanto do ponto de vista social, ao se analisar a população que contempla a capital e todo seu entorno, nas regiões a
Goiânia, GO
Atualizado às 16h03
27°
Parcialmente nublado Máxima: 30° - Mínima: 19°
28°

Sensação

2.57 km/h

Vento

61%

Umidade

Arena
SINDIJOR 1
Municípios
SINDIJOR 2
Últimas notícias
SINDIJOR 3
Mais lidas
Arena de Notícias
Anúncio