Sidkron topo
Golpe no PCC

Fintechs ligadas ao PCC: policial é preso pela PF

PF e MPSP cumpriram mandado de prisão e de busca e apreensão em operação que investiga lavagem de dinheiro para o PCC por meio de fintechs.

25/02/2025 10h37Atualizado há 4 meses
Por: Redação
Fonte: Site METRÓPOLES
Ligado ao PCC, dava palestras em eventos
Ligado ao PCC, dava palestras em eventos

 O policial civil Cyllas Salerno Elia Júnior foi preso nesta terça-feira (25/2) em uma operação do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Federal (PF). A investigação, que mira na atuação das empresas financeiras (fintechs) 2GO Bank e Invbank, foi iniciada a partir da delação de Vinícius Gritzbach jurado de morte pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) e executado a tiros de fuzil em novembro de 2024 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

O policial Cyllas Elias, mesmo atuando na Policia Civil de São Paulo, era o CEO da fintech 2GO Bank. Ele já havia sido preso em 26 de novembro do ano passado, durante a Operação Tai-Pan, da PF, contra crimes financeiros que movimentaram R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos. O policial foi solto em janeiro após decisão da Justiça Federal, mas estava afastado das funções e responde a um procedimento na Corregedoria da Polícia Civil.  

Operação Hydra, deflagrada nesta terça, tem como objetivo combater a lavagem de dinheiro ligada à facção criminosa.De acordo com o MPSP, Gritzbach “jogou luz na atuação de fintechs para o branqueamento de bens e valores oriundos de atividades criminosas”. Essa é uma das frentes das investigações realizadas pela PF, cujo objetivo é desarticular esquema de lavagem de dinheiro por meio das instituições de pagamento.

.Em resumo, duas empresas ofereciam serviços financeiros de forma alternativa às instituições bancárias tradicionais, movimentando valores ilícitos. Elas constituíram engenharia financeira complexa para velar os reais beneficiários. a operação agora poderá ter novos desdobramentos para alcançar outras empresas que atuam no sistema financeiro na lavagem e branqueamento de milhoes de reais para a facção criminosa.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Goiânia, GO
Atualizado às 17h03
27°
Tempo limpo Máxima: 28° - Mínima: 14°
27°

Sensação

2.57 km/h

Vento

36%

Umidade

Arena
SINDIJOR 1
Municípios
SINDIJOR 2
Últimas notícias
SINDIJOR 3
Mais lidas
Arena de Notícias
Anúncio