O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o Brasil, marcou presença pelo segundo ano consecutivo no Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio (CNMA), realizado nos dias 23 e 24 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Reunindo mais de 8 milhões de associados em sua rede, o Sicredi demonstrou apoio às mulheres do setor agro em um dos maiores eventos voltados para o público feminino no agronegócio nacional.
O estande do Sicredi no CNMA ofereceu um ambiente para trocas estratégicas e networking, com sessões sobre temas essenciais como sustentabilidade e crédito. Os painéis abordaram tópicos relevantes como: “Mercado de carbono e agronegócio: qual a relação?”, “Desafio ou oportunidade? Como o crédito pode ser um aliado ao crescimento feminino no agronegócio” e “Presença e empoderamento da mulher no agronegócio”.
Para Marcela Lazzari, gerente de Estratégia de Segmentos Agro do Sicredi, eventos como o CNMA fortalecem a rede de apoio às mulheres no campo e promovem avanços significativos. “Vemos um avanço significativo na presença feminina, tanto no campo quanto na liderança. A participação em eventos como o CNMA é fundamental para impulsionar essas conquistas e promover a igualdade no setor”, enfatiza Lazzari.
No último ano-safra, as mulheres foram responsáveis por mais de R$ 8 bilhões em operações de crédito realizadas pelo Sicredi, representando 15% do total liberado. A representatividade feminina na instituição supera a média do mercado: enquanto o Censo Agropecuário de 2017 indica que as mulheres representam 18,7% das produtoras rurais, no Sicredi esse percentual é de 23,8% entre associadas do meio rural. “Esses dados refletem a importância crescente das mulheres no agronegócio e o compromisso do Sicredi em ampliar ainda mais essas oportunidades”, detalha Lazzari.
Além de patrocinar eventos como o CNMA, o Sicredi promove iniciativas específicas, como o Comitê Mulher e o Curso Mulher Empreendedora, lançado em 2023, para fomentar a inclusão e o protagonismo feminino. A instituição captou recentemente R$ 1,6 bilhão junto ao CAF e à JICA, destinado a apoiar empresas lideradas por mulheres. “Nosso papel é dar suporte a essas mulheres para que possam continuar conquistando espaço e realizando seus sonhos. Queremos ser um parceiro estratégico para o seu crescimento, fortalecendo essa rede que transforma vidas e impulsiona o agro brasileiro”, conclui Marcela.