A Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) iniciou, na terça-feira (01/10), a campanha Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A abertura contou com uma palestra do mastologista Ruffo de Freitas Júnior, que ressaltou a relevância do autocuidado e da detecção antecipada para garantir tratamentos menos invasivos e maior taxa de recuperação. “O diagnóstico precoce assegura até 95% de chances de cura nos casos da doença”, enfatizou.
Durante o evento, o especialista citou o autoexame como o primeiro passo para que as mulheres conheçam melhor seus corpos e fiquem atentas a qualquer sinal de anormalidade. Além disso, o mastologista alertou sobre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como a inatividade física, sobrepeso, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.
O médico também trouxe à tona uma preocupante previsão do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que estima que o câncer de mama continuará a ser o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, com cerca de 73 mil novos casos esperados até 2025.
Entre os sintomas que merecem atenção, foram mencionados caroços, alterações no formato dos seios, secreções e mudanças na pele da mama. “É essencial buscar atendimento médico imediato ao notar qualquer alteração”, alertou o Ruffo.
Jales Benevides, diretor de Relações Institucionais da ACCG, também esteve presente na abertura da campanha, reforçando a importância do trabalho realizado pelo Hospital de Câncer Araújo Jorge. “Nós atendemos pacientes de todos os 246 municípios goianos, além de outros estados do Brasil. Nosso compromisso é garantir acesso ao tratamento integral e de qualidade, independentemente de fronteiras”, concluiu.
Outubro Rosa 2024
Com o tema “Um toque de amor pela vida”, a campanha deste ano promoverá uma série de atividades informativas ao longo de todo o mês de outubro. O site e as redes sociais da instituição serão canais ativos para a divulgação de vídeos educativos, depoimentos de pacientes curados e outras informações cruciais sobre o câncer de mama.
Além disso, estão à venda camisetas da campanha, pelo valor de R$ 45, com toda a renda revertida para apoiar os projetos da ACCG. Interessados podem adquirir a camiseta entrando em contato pelo telefone (62) 98589-8828.
Sobre a ACCG
A Associação de Combate ao Câncer em Goiás é a única instituição no estado com o título de Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), prestando atendimento a pacientes de todo o Brasil. Anualmente, a instituição realiza mais de 1 milhão de procedimentos, que incluem consultas, internações, cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia, entre outros serviços essenciais no combate ao câncer.
Mín. 19° Máx. 21°