Com a finalidade de garantir que o cearense vote com tranquilidade neste domingo (6), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) realiza a Operação Eleição 2024. O trabalho integrado contará, no sábado (5), dia que antecede a votação, e no domingo (6), com 21.560 agentes que atuarão de forma integrada no 1º turno da eleição municipal, que acontece nos 184 municípios do Estado. Os trabalhos são coordenados pela SSPDS, que atua alinhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Procuradoria Regional Eleitoral e demais órgãos parceiros. Os detalhes foram divulgados nesta quarta-feira (2), em coletiva de imprensa, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
Nesta quarta-feira (2), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanhou o embarque de parte do efetivo extra da PMCE, que reforçará a segurança no interior. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com 18.275 PMs em todas as cidades cearenses. Ao todo, durante o pleito eleitoral, viajaram para o interior do Estado 1.274 militares. Na última segunda-feira (30), 326 militares seguiram para 39 cidades.
“O reforço policial tem a missão de garantir a tranquilidade em um momento tão fundamental para o processo democrático”, ressaltou o chefe do Executivo Estadual, que desejou, ainda, “um ótimo trabalho para esses homens e mulheres que atuarão na Operação Eleições”, concluiu Elmano de Freitas.
Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), no fim de semana do pleito, disponibilizará 1.776 profissionais. Como novidade, a PCCE terá um reforço adicional de efetivo a partir de 8h de sábado até às 20h de domingo, o que totaliza 36 horas ininterruptas de funcionamento em razão da eleição. Haverá 81 delegacias funcionando durante a Operação Eleição 2024. Em comparação com a eleição 2022, a PCCE aumentou em 138% o total de delegacias em funcionamento, com 47 delegacias a mais em relação ao pleito anterior.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contarão com 586 e 244 profissionais à disposição da ofensiva. Todos os setores de inteligência dos órgãos de Segurança Pública do Estado estarão funcionando, sob coordenação da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS-CE (Coin).
Equipes das coordenadorias da SSPDS também auxiliarão os trabalhos ostensivos, investigativos e de inteligência. Com 679 profissionais, participam da Operação Eleição: Coordenadoria de Inteligência (Coin), Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS, sendo subsidiados por dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
A Ciopaer/SSPDS disponibilizará cinco aeronaves e manterá o funcionamento de todas as suas bases em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Quixadá. As aeronaves prestam suporte aéreo às equipes das Forças de Segurança do Estado, realizando missões durante o pleito eleitoral, funcionando como plataforma de observação e monitoramento de pessoas e veículos suspeitos, além de agir de forma preventiva no combate a crimes, além de prestar serviço aeromédico, caso necessário.
No domingo (6), dia do pleito municipal, será aberto o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), que monitora, em tempo real, todas as ocorrências relacionadas à operação. O GGEC é composto pelo Grupo de Coordenação Operacional, que terá a participação dos coordenadores operacionais de todas as Forças de Segurança e demais órgãos envolvidos, e pelo Gabinete de Gestão Estratégica, onde estarão os gestores máximos das Força de Segurança, com a finalidade de tomada rápida de decisão, quando for necessário. Além de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte contarão também com Grupo de Coordenação Operacional.
As ações operacionais no GGEC serão coordenadas pela SSPDS e contarão com o trabalho integrado da Coin, Copol, Ciops, Ciopaer, e das vinculadas da pasta: PMCE, PCCE, CBMCE, Pefoce e Supesp. Também participam as forças amigas: Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), 10ª Região Militar do Exército Brasileiro (EB), Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional do Nordeste (CIISPR), Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP), Casa Militar, Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e concessionárias de serviços públicos e órgãos municipais de trânsito, transporte público e fiscalização.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Mín. 25° Máx. 39°