O Piauí segue avançando na modernização da administração pública, com foco em agilizar processos e melhorar a utilização dos recursos. Uma das principais ferramentas que tem proporcionado essa transformação é o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que, além de agilizar o trâmite de processos, traz uma considerável economia de recursos.
De acordo com Cristiano Altino, gerente de Segurança da Informação da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), a modernização dos processos por meio do SEI reduziu custos relacionados à impressão, armazenamento e transporte de documentos físicos, otimizando o uso dos recursos do estado.
“O SEI oferece mais do que uma economia de papel, ele traz segurança e integridade das informações, o que garante que os documentos tramitados estejam sempre protegidos. Esse sistema também elimina a necessidade de transporte físico de documentos, economizando tempo e recursos para todos os envolvidos”, afirmou.
Desde a sua implementação, o SEI já gerou mais de 7,3 milhões de documentos digitais e tramitou mais de 1,6 milhão de processos no estado. Com a eliminação de papel e a redução de custos logísticos, o sistema reflete o compromisso do governo em alinhar tecnologia e sustentabilidade, enquanto garante maior agilidade na gestão pública.
Aplicativo SEI Piauí
Além do uso habitual do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), a ferramenta também pode ser utilizada agora por meio de um aplicativo. Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), o App possibilita a integração com a autenticação no gov.br, viabilizando aos usuários externos realizar assinaturas de contratos e efetuar petições eletrônicas de forma eficiente, o que gera ainda mais economia de papel.
O SEI Piauí já está disponível para acesso nos sistemas iOS, por meio da AppStore, e para Android, na PlayStore.
Mín. 23° Máx. 36°