O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), tem garantido apoio em diversas frentes nas festividades da Romaria do Senhor do Bonfim. No âmbito da segurança viária local, as equipes de Educação para o Trânsito e agentes de Fiscalização do Detran/TO, e demais forças de segurança, têm realizado uma série de ações que contemplam aOperação Senhor do Bonfim, como blitzes educativas e repressivas, patrulhamento, controle de tráfego e panfletagens.
O trabalho ocorre em locais estratégicos dos municípios de Araguacema, Tabocão e Natividade, para instituir um trânsito mais pacífico nas imediações desses locais. A tradicional festa cristã iniciou na última terça-feira, 6, e segue até o sábado, 17, atraindo centenas de romeiros, devotos do Senhor do Bonfim, que realizam uma caminhada até o santuário para pagar promessas e agradecer as bênçãos concedidas, além de turistas que viajam aos municípios para prestigiar este momento.
Com o aumento de romeiros e do fluxo de veículos nas vias, o trabalho realizado pelos educadores e pelos fiscais busca coibir a ocorrência de crimes e sinistros de trânsito, além de incentivar uma postura mais responsável dos condutores no volante.
O gerente de Fiscalização e Segurança do Detran/TO, Enildo Leite, destaca alguns cuidados que todos os romeiros e condutores devem ter neste período de festividades. “Pedimos aos romeiros que usufruam de vestimentas que facilitem a identificação e visibilidade de pedestres nas vias pelos condutores. Aos condutores, reforçamos que, nos trechos em que houver maior presença de romeiros, reduzam a velocidade e evitem realizar ultrapassagens arriscadas. Ademais, pedimos que usem o cinto de segurança, façam o uso correto da cadeirinha ao transportar crianças e, independentemente, caso bebam bebidas alcoólicas, não assumam o volante. A tolerância com o crime de alcoolemia no trânsito é zero”, pontua o gerente.
Para o bom prosseguimento da Romaria, os agentes de fiscalização têm atuado com as equipes de educadores para o trânsito do Detran/TO, por meio de blitzes educativas e panfletagens. Nessas ações, os profissionais abordam romeiros e turistas e apresentam os cuidados básicos durante a direção veicular, principalmente em trechos das vias onde há uma maior presença de romeiros.
Romaria Senhor do Bonfim
A tradição do Bonfim iniciou em 1750, na região do povoado de mesmo nome, em Natividade, onde uma imagem religiosa foi encontrada por um vaqueiro. Nos contos da tradição popular, relata-se que o vaqueiro levou a imagem para casa na cidade e que ela teria desaparecido dias depois, reaparecendo no mesmo local onde foi encontrada, de maneira misteriosa. De lá para cá, a devoção ao Senhor do Bonfim espalhou-se pela região.
Mín. 21° Máx. 34°