Terça, 16 de Julho de 2024
14°

Tempo limpo

Goiânia, GO

Especiais Cabeça e Pescoço

Julho Verde: Hospital de Câncer Araújo Jorge alerta sobre prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Julho Verde: Hospital de Câncer Araújo Jorge alerta sobre prevenção do câncer de cabeça e pescoço

10/07/2024 às 21h47
Por: Caroline Santana
Compartilhe:
Foto: ACCG/HAJ
Foto: ACCG/HAJ

Neste ano, a campanha do Julho Verde, marcada pelo alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos tumores de cabeça e pescoço, completa 10 anos. Criada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), ela tem como intuito informar e orientar a população sobre os tipos de cânceres, inclusive por se tratarem da cavidade oral, orofaringe e laringe. Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostra que para este ano há o surgimento de 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço. 

Segundo o oncologista e chefe do Setor de Cabeça e Pescoço do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), Dr. José Carlos de Oliveira, se tratados na fase inicial, podem chegar a 90% de cura. “Precisamos destacar os riscos de se desenvolver a doença, a procura imediata por profissionais habilitados e a incidência de casos, que poderiam ser evitáveis. Estamos aproveitando a oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de se fazer a prevenção porque os casos que chegam até nós são avançados e representam 80%”, relata preocupado.

Para o médico, é possível uma mudança dessa situação, principalmente sobre os pacientes que procuram o HAJ para tratamento especializado. “Os pacientes do interior sofrem muito porque só existe o Araújo Jorge para tratamento, já que 90% do nosso atendimento é pelo SUS”, citou. Em média, o Hospital atende mensalmente de 400 a 500 pacientes, seja primeira vez na consulta ou retorno. 

“O serviço de Cabeça e Pescoço é o segundo maior do HAJ realizando 200 cirurgias por mês. É preciso ter atenção aos principais sintomas como manchas brancas na boca, lesões que não cicatrizam, dificuldade para engolir, mudança na voz ou rouquidão e nódulos no pescoço e procurar um especialista, seja ele um dentista, otorrinolaringologista, profissional da saúde da mulher ou mesmo um oncologista da área”, explica.

A prevenção se baseia em uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, o cuidado com a higiene bucal, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, dizer não ao tabagismo e a utilização de filtro solar com frequência. “É preciso mudar o estilo de vida e fazer a prevenção. Queremos que as pessoas se preocupem com os sintomas, um fumante, um alcoólatra, alguém que tenha uma vida com vários parceiros sexuais para mudar o estilo de vida para se tornar mais saudável. O envelhecimento da população também é um alerta para o câncer”, afirma Dr. José Carlos.

Mês estadual do Julho Verde

Desde maio do ano passado, foi decretada uma lei que institui o Mês Estadual Julho Verde dedicado à conscientização, prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço onde são desenvolvidas atividades para alertar, promover debates sobre o tema e proporcionar informações sobre os riscos, danos, formas de prevenção, causas de desenvolvimento que afeta a região de cabeça e pescoço de iniciativa do deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB).

Parceiro do Araújo Jorge, ele participou de live no dia 01/07, no auditório do Centro Médico Ambulatorial do HAJ, em companhia do presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) e oncologista do Setor de Cabeça e Pescoço do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), Dr. Alexandre Meneghini e o oncologista Dr. José Carlos de Oliveira abordando temas de cabeça e pescoço, principalmente voltado ao encaminhamento mais rápido do paciente em até 30 dias com possibilidade de chances maiores de cura.

Programação Julho Verde na unidade de saúde

Durante o mês, o Araújo Jorge promoverá ações de orientação visando a contribuição da promoção da saúde.
Dia 17/07 – Hands On com fonoaudiólogas da instituição
Pacientes que se beneficiaram do treino com a Sonda de Avaliação e Estimulação Esofágica doadas pela Bravoz Brasil
Horário: 09h30
Local: Auditório do CMA

Dia 23/07 – Sessão Solene
Formalização da dispensação de laringes eletrônicas pelo SUS no HAJ
Participações: 
Presidente da ACCG e oncologista, Dr. Alexandre Meneghini
Chefe do Setor de Cabeça e Pescoço do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) e responsável pelo Registro de Câncer, Dr. José Carlos de Oliveira
Líder mundial em produtos para reabilitação em laringectomia total – Daniela Abreu
Padrinho do coral Somos Iguais – Adhemar Rocha
Apresentação do Coral Somos Iguais de Laringectomizados Totais

Dia 30/07 – Reunião do Grupo de Laringectomizados Totais (GLAN)
Horário: 09h30
Local: Auditório do CMA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Goiânia, GO Atualizado às 06h27 - Fonte: ClimaTempo
14°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 29°

Qua 30°C 16°C
Qui 31°C 17°C
Sex 32°C 17°C
Sáb 31°C 18°C
Dom 32°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias