Quinta, 05 de Dezembro de 2024
20°C 27°C
Goiânia, GO
Publicidade

Estado lança novo credenciamento para ambientes promotores de inovação

O objetivo é ampliar o número de ecossistemas credenciados em todas as regiões paranaenses, a fim de conceder apoio e recursos de incentivo e fome...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
10/07/2024 às 21h10
Estado lança novo credenciamento para ambientes promotores de inovação
Foto: SETI-PR

O Governo do Estado abre nesta quarta-feira (10) as inscrições para um novo credenciamento de ambientes promotores de inovação do Paraná. O objetivo é ampliar o número de ecossistemas credenciados em todas as regiões paranaenses, a fim de conceder apoio e recursos de incentivo e fomento científico e tecnológico, no âmbito da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Lei n.º 20.541/2021 , denominada Lei Estadual de Inovação do Paraná. As inscrições seguem até 4 de agosto, exclusivamente pela internet.

A secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) promove nesta quarta-feira (10) às 16 horas um evento online para detalhar o edital e esclarecer eventuais dúvidas dos públicos de interesse. A ação conta com a parceria da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e da Secretaria da Fazenda (Sefa).

A chamada é destinada para iniciativas de instituições públicas e privadas de ensino superior e instituições de pesquisa científica e tecnológica do Paraná, além de empresas privadas e administrações públicas municipais. O Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec) conta, atualmente, com 188 ambientes credenciados em 42 cidades. Desse total, 71 espaços de inovação estão nos câmpus acadêmicos de universidades públicas.

O Separtec classifica os diferentes ecossistemas em dez categorias: pré-incubadora; incubadora tecnológica; aceleradora; espaço maker; centro de inovação; agência de inovação ou núcleo de inovação tecnológica; e parques científicos e tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

Esses ambientes atuam no apoio a startups e pequenas empresas para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, a partir da manutenção de uma rede colaborativa de troca de ideias e compartilhamento de boas práticas. Com foco em empreendimentos com diversos níveis de maturidade, o credenciamento contribui para a cultura empreendedora, com impacto na produção científica e tecnológica do Paraná e na estruturação de um ecossistema de inovação competitivo.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou que o processo de credenciamento estabelece uma série de padrões de qualidade, boas práticas e governança importantes para que os ecossistemas de inovação elevem o nível dos serviços oferecidos, com possibilidade de atração de investidores. “Os ambientes promotores de inovação credenciados fazem parte de redes de inovação mais amplas, o que facilita as ações de cooperação, parcerias estratégicas e oportunidades de internacionalização”, afirmou.

SISTEMA– O Separtec, instituído pelo Decreto nº 9.194, tem como objetivo estimular a participação de pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados às potencialidades produtivas. O sistema atua para mapear os ecossistemas de inovação paranaenses, a fim de promover um ambiente planejado de desenvolvimento empresarial e tecnológico, sem perder de vista a cultura de inovação e a competitividade empresarial, associadas às atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Serviço:

Credenciamento de Ambientes Promotores de Inovação

Inscrições: até 4 de agosto – AQUI

Público: pré-incubadoras; incubadoras; aceleradoras; espaços maker; centros de inovação; agências de inovação ou núcleos de inovação tecnológica; e parques tecnológicos (em operação, implantação e planejamento).

Evento online – AQU I

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias